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Submissões Recentes
Currículo e interculturalidade crítica no Colégio Barão do Rio Branco: entre o poder e a colonialidade na educação paranaense
(2025-11-05) Hartemink, Carla Fabiana
Esta dissertação analisa criticamente a formação de docentes no contexto da diversidade cultural e migratória presente na cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná. A pesquisa se baseia na análise de três documentos institucionais: a) a Proposta Pedagógica Curricular do Curso de Formação de Docentes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Modalidade Normal em Nível Médio (2023), da Secretaria de Estado da Educação do Paraná; b) o Projeto Político-Pedagógico (2023) do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, localizado em Foz do Iguaçu; e c) as Orientações Curriculares para o Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Modalidade Normal em Nível Médio (2014), também da rede estadual. A fundamentação teórica ancora-se na perspectiva da práxis intercultural (WALSH, 2000), que propõe a superação de modelos educacionais hegemônicos e a valorização de identidades historicamente marginalizadas. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica e análise documental, com ênfase nas possibilidades de construção de um currículo comprometido com a equidade, o reconhecimento da alteridade e a formação crítica de professores frente à realidade multiétnica e transfronteiriça de Foz do Iguaçu. Os resultados indicam avanços pontuais nos documentos analisados, mas também revelam lacunas quanto à incorporação efetiva da interculturalidade como princípio estruturante da formação docente.
Resumen
Esta tesis analiza críticamente la formación docente en el contexto de la diversidad cultural y migratoria presente en la ciudad de Foz do Iguaçu, estado de Paraná. La investigación se basa en el análisis de tres documentos institucionales: a) la Propuesta Pedagógica Curricular para el Curso de Formación Docente en Educación Infantil y los Años Iniciales de Educación Primaria, en la Modalidad Normal de Nivel Secundario (2023), de la Secretaría de Estado de Educación de Paraná; b) el Proyecto Político-Pedagógico (2023) del Colégio Estadual Barão do Rio Branco, ubicado en Foz do Iguaçu; y c) las Directrices Curriculares para el Curso de Formación Docente de Educación Infantil y los Años Iniciales de Educación Primaria, en la Modalidad Normal de Nivel Secundario (2014), también del sistema educativo estatal. La base teórica se fundamenta en la perspectiva de la praxis intercultural (WALSH, 2000), que propone superar los modelos educativos hegemónicos y valorar las identidades históricamente marginadas. La metodología adoptada incluye una revisión bibliográfica y un análisis documental, con énfasis en las posibilidades de construir un currículo comprometido con la equidad, el reconocimiento de la alteridad y la formación crítica del profesorado frente a la realidad multiétnica y transfronteriza de Foz do Iguaçu. Los resultados indican avances específicos en los documentos analizados, pero también revelan que persisten lagunas en la incorporación efectiva de la interculturalidad como principio estructurante de la formación docente.
Lei dos 60 dias: seu cumprimento em São José dos Campos
(2025-11-05) Souza, Barbara Silva Tagé de
Neoplasias malignas constituem uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. O período entre o diagnóstico e o início do tratamento é determinante para o prognóstico da doença. No Brasil, cerca de 75% da população depende exclusivamente do Sistema Público de Saúde (SUS), tornando essencial a existência de fluxos assistenciais ágeis e integrados para o manejo adequado do paciente oncológico. A Lei n.º12.732/2012, conhecida como Lei dos 60 dias, estabelece que o início do primeiro tratamento deve ocorrer em até 60 dias após a confirmação diagnóstica da neoplasia maligna. Este estudo, de caráter descritivo e de corte seccional, foi conduzido por meio de análise estatística e visualização de dados com o programa Python, com o objetivo de observar o cumprimento da Lei dos 60 dias no município de São José dos Campos, utilizando dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) coordenado pela Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), no período de 2013 a 2023. O estudo também busca rastrear os possíveis gargalos entre os diferentes níveis de atenção à durante o percurso assistencial do paciente oncológico. Resultados preliminares indicam atraso superior a 60 dias para determinadas neoplasias, além de impacto de fatores externos, como a pandemia de COVID-19, em períodos específicos das análises. Considerações finais: espera-se que esta análise auxilie gestores e formuladores de políticas públicas na otimização dos fluxos de atendimento oncológico, promovendo estratégias que aumentem a efetividade da Lei dos 60 dias e melhorem o acesso ao tratamento do câncer na rede SUS no município de São José dos Campos.
Avaliação da percepção de colaboração interprofissional em equipe de profissionais de saúde da atenção primária
(2025-11-05) Pasklan, Amanda Namíbia Pereira
Introdução: A gestão do trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS) exige articulação entre os profissionais para garantir cuidado integral, acessível e resolutivo à população. Nesse contexto, o trabalho interprofissional colaborativo representa uma estratégia essencial para fortalecer práticas integradas e promover uma gestão eficiente dos serviços de saúde. Objetivos: Avaliar a percepção de colaboração interprofissional entre profissionais que atuam na APS, descrever o perfil sociodemográfico e profissional dos participantes e analisar sua relação com os níveis de colaboração percebidos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, analítica, retrospectiva e quantitativa, realizada com 46 profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família (eSF) da zona urbana de um município da Baixada Maranhense na região Nordeste do Brasil, que responderam ao instrumento Assessment of Interprofessional Team Collaboration Scale II (AITCS II-BR), além de um questionário sociodemográfico. A análise estatística foi conduzida com base em médias classificadas em zonas de perigo, alerta e conforto, utilizando o software R. A pesquisa foi coletada após a submissão e aprovação do comitê de ética em pesquisa. Resultados: Os resultados apontaram que a maioria dos participantes era do sexo feminino (78,3%) e possuía formação em Enfermagem (34,8%). Verificou-se associação significativa entre sexo (p=0,007869) e formação profissional (p=0,01445) com o nível de colaboração interprofissional. Em relação às dimensões avaliadas, a maioria dos profissionais situou-se na zona de conforto (67,4%), indicando percepção positiva quanto à colaboração em equipe, embora persistam fragilidades em aspectos como liderança compartilhada e inclusão do paciente nas decisões. Considerações Finais: Conclui-se que a colaboração interprofissional é influenciada por características individuais e contextuais, e sua consolidação depende de condições adequadas de trabalho, comunicação efetiva e reconhecimento dos papéis profissionais. O estudo reforça a importância de fortalecer práticas colaborativas na APS e recomenda a ampliação de pesquisas sobre o tema para subsidiar políticas de gestão e qualificação do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Resumen
Introducción: La gestión del trabajo en la Atención Primaria de Salud (APS) exige la coordinación entre los profesionales para garantizar una atención integral, accesible y eficaz a la población. En este contexto, el trabajo colaborativo interprofesional representa una estrategia esencial para fortalecer las prácticas integradas y promover una gestión eficiente de los servicios de salud. Objetivos: Evaluar el nivel de colaboración interprofesional entre los profesionales que trabajan en la APS, describir el perfil sociodemográfico y profesional de los participantes y analizar su relación con los niveles de colaboración percibidos. Metodología: Se trata de una investigación descriptiva, analitica, retrospectiva y cuantitativa, realizada con 46 profesionales de los equipos de Estrategia de Salud Familiar (eSF) de la zona urbana de un municipio de la Baixada Maranhense, en la región noreste de Brasil, que respondieron al instrumento Assessment of Interprofessional Team Collaboration Scale II (AITCS II-BR), además de un cuestionario sociodemográfico. El análisis estadístico se realizó sobre la base de medias clasificadas en zonas de peligro, alerta y confort, utilizando el software R. La investigación se llevó a cabo tras la presentación y aprobación del comité de ética en investigación. Resultados: Los resultados indicaron que la mayoría de los participantes eran mujeres (78,3 %) y tenían formación en enfermería (34,8 %). Se observó una asociación significativa entre el sexo (p = 0,007869) y la formación profesional (p = 0,01445) con el nivel de colaboración interprofesional. En relación con las dimensiones evaluadas, la mayoría de los profesionales se situaron en la zona de confort (67,4 %), lo que indica una percepción positiva de la colaboración en equipo, aunque persisten debilidades en aspectos como el liderazgo compartido y la inclusión del paciente en las decisiones. Consideraciones finales: Se concluye que la colaboración interprofesional está influenciada por características individuales y contextuales, y su consolidación depende de condiciones de trabajo adecuadas, una comunicación eficaz y el reconocimiento de las funciones profesionales. El estudio refuerza la importancia de fortalecer las prácticas colaborativas en la APS y recomienda ampliar las investigaciones sobre el tema para respaldar las políticas de gestión y cualificación de la atención en el Sistema Único de Salud (SUS).
Abordagens e perspectivas sobre o ensino teórico e prático em gestão na formação em saúde: uma revisão integrativa
(2015-11-04) Leite, Israel Clemeson Moutinho
A formação em Gestão em Saúde se constitui área de crescente relevância em função da complexidade dos sistemas de saúde. Diante disso, objetivou-se analisar as abordagens teóricas e práticas do ensino de Gestão em Saúde nos cursos de graduação e especialização. Trata-se de uma revisão integrativa, de natureza qualitativa e caráter descritivo. A busca foi realizada entre janeiro de 2018 e agosto de 2025, nas bases SciELO, BVS (LILACS e MEDLINE) e PubMed, com artigos nos idiomas português e inglês, utilizando a estratégia PICO para estruturar a pergunta de pesquisa e organizar os descritores. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, sete estudos foram selecionados e analisados. Os resultados revelam diversidade metodológica e educacional em áreas como Odontologia, Educação Física, Enfermagem e Medicina. A maioria dos estudos foi realizada no Brasil e apontou lacunas no ensino da gestão em saúde, especialmente quanto à carga horária reduzida e à frágil articulação entre teoria e prática. Três estudos evidenciaram o potencial das metodologias ativas no desenvolvimento de competências gerenciais. Dois destacaram a importância da formação orientada à Atenção Primária à Saúde. O conjunto dos dados sinaliza desafios e possibilidades para qualificar o ensino da gestão em saúde, sendo necessário fortalecer o ensino de gestão por meio de práticas interdisciplinares, inserção nos serviços do SUS e políticas formativas alinhadas ao quadrilátero da saúde, promovendo uma formação crítica, humanizada e tecnicamente qualificada.
Leishmaniose visceral canina em Belo Horizonte (2017–2024): análise comparativa da epidemiologia dos períodos pré, durante e pós-pandemia
(2025-11-03) Costa, Yasmin de Paula
A leishmaniose visceral é uma doença de grande importância para a saúde pública. Trata-se de uma zoonose, na qual a transmissão acontece através de um vetor flebotomíneo e envolve o cão como principal hospedeiro e reservatório da doença em áreas urbanas. Este estudo analisou o impacto da pandemia de COVID-19 na epidemiologia da leishmaniose visceral em cães e em humanos em duas regiões de Belo Horizonte, Nordeste e Noroeste. Trata-se de um estudo transversal de cunho descritivo-exploratório que utilizou dados sobre a positividade canina no período de 2017 a 2024. Foram investigados os períodos pré-pandemia (2017 a 2019), pandêmico (2020 a 2021) e pós-pandemia (2022 a 2024). Os resultados revelaram uma redução significativa (p< 0,001) de 30% na soropositividade canina no período pós-pandemia, possivelmente devido à implementação de coleiras repelentes. A região Noroeste também apresentou uma taxa de soropositividade canina 22% menor que a Nordeste. Apesar da redução em cães, a soropositividade canina não se mostrou um preditor estatisticamente significativo para os casos humanos (p=0,909). A análise também não identificou diferenças importantes na incidência de casos humanos entre os períodos ou regiões, o que pode ser explicado pelo viés de seleção nos dados caninos e pela possível subnotificação de casos humanos durante a pandemia. Conclui-se que são necessários estudos mais abrangentes, com amostras robustas, que consigam integrar fatores ambientais, socioeconômicos e comportamentais para avaliar o real panorama da transmissão da leishmaniose visceral.