• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Dissertações e Teses
  • PPGHIS - Programa de Pós-Graduação História
  • HIS - Dissertação
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Dissertações e Teses
  • PPGHIS - Programa de Pós-Graduação História
  • HIS - Dissertação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Conceito de “Revisionismo” na Crítica Historiográfica do “Movimento Crítico ao Revisionismo Contemporâneo”: Uso, Limites e Possibilidades

Thumbnail
View/Open
Conceito de “Revisionismo” na Crítica Historiográfica do “Movimento Crítico ao Revisionismo Contemporâneo”: Uso, Limites e Possibilidades (1.404Mb)
Date
2022
Author
Butzen, Gabriel Antonio
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente pesquisa busca investigar a crítica historiográfica do autointitulado “movimento crítico ao revisionismo contemporâneo” sintetizado nos dois livros organizados por Melo (2014) e por Sena Júnior; Melo e Calil (2017). Nesse sentido, a pesquisa busca analisar quais são os usos do conceito de “revisionismo” para avaliar determinadas historiografias consideradas “apologéticas” e “abusivas”. Para isso, analisaremos a história do conceito de “revisionismo” a partir de discussões dentro do próprio marxismo e dos debates internos da historiografia sobre a Revolução Russa; da Guerra da Tríplice Aliança; bandeirantismo; da historiografia paraguaia e argentina , casos nos quais o conceito de “revisionismo” se aproxima da ideia de “inovação”. Por outro lado, avaliaremos o conceito de “revisionismo” como “apologia” e “abuso” mobilizados pelo “movimento crítico ao revisionismo contemporâneo”. Nessa linha, também diferenciaremos o conceito de “revisionismo” de “negacionismo” a partir dos debates sobre o Holocausto e do uso atual do conceito. Por fim, observaremos como o conceito de “revisionismo” dialoga com a escrita da história, com a prática cotidiana do historiador e com o atual regime de produção e divulgação de pesquisas históricas na atualidade. Para isso, como metodologia foram utilizadas as considerações sobre a história dos conceitos alemã e do contextualismo, avaliando os conceitos históricos utilizados pelos historiadores analisados. As principais considerações recaem sobre a possibilidade do uso de outros conceitos em determinados contextos nos quais “revisionismo” tem sido mobilizado. Em particular, a possibilidade de uso do conceito de “abuso da história”, conforme definido por De Baets. Ressalta-se ainda a importância de mais pesquisas empíricas para reavaliar os limites e possibilidades da crítica historiográfica baseada no conceito de “revisionismo histórico”.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/7153
Collections
  • HIS - Dissertação

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV