Educação em Direitos Humanos na Formação de Professores de Filosofia: uma Análise dos Projetos Pedagógicos de Curso das Licenciaturas em Filosofia nas Universidades Públicas do Paraná
Resumo
O objetivo do presente estudo foi problematizar, analisar e defender a inserção das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (CNE/CP 01/2012) nos Projetos Pedagógicos dos cursos presenciais de graduação em filosofia/licenciatura das universidades públicas do estado do Paraná, Brasil. A metodologia utilizada para a análise documental foi de caráter qualitativo-descritivo com finalidade exploratória. O problema que motivou essa pesquisa foi saber em qual medida as IES públicas do Paraná estão cumprindo com tal normativa no campo do ensino e formação de professores de filosofia. O resultado alcançado demonstra que há uma preocupação por parte das IES com a educação em direitos humanos, tema inserido de diferentes formas nos PPCs, porém, o estudo revela que apenas 25% dos cursos possuem componente curricular obrigatório em
DH. Conclui-se que é necessário a implementação mais sistemática da EDH nos cursos de licenciatura em filosofia, de modo a contemplar não apenas uma disciplina ou conteúdo isolado, mas que perpasse todo o currículo e suas matrizes epistemológicas, de modo a efetivar o direito à educação voltada para o respeito à dignidade humana e a transformação social.