Bruxa do Oeste: Projeto de Longa-Metragem Documentário
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Data
2021Autor
Sorbille, Lara Victoria de Moraes
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Este trabalho apresenta um formato de estrutura novo ao curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal da Integração Latinoamericana, surgido da pulsão em
elaborar um roteiro de documentário, e deparando-me com os desafios de escrita do que isso
significa. Percebo-me frente ao lugar de autora que seleciona alguns fragmentos da “realidade” para transformá-la em narrativa, como ressalta Leonor Arfuch (2010), somado às especificidades do projeto que permeiam minha subjetividade como pessoa emocionalmente atravessada pela narrativa. E, ao desejar elaborar o fazer cinematográfico em prol do corpo,
apresento minha tese de conclusão de curso como uma proposta autoral de forma de escrita para o documentário performático Bruxa do Oeste. Bill Nichols (2010) reflete sobre a noção de documentário performático como uma forma que privilegia a subjetividade do relato em
oposição à suposta imparcialidade do dado ou do arquivo. A partir dessa noção, proponho aqui uma combinação da escrita documental com o estudo da performance, inserindo a noção de programa de performance de Eleonora Fabião (2013) – que consiste em indicações próprias ao corpo e ao gesto que interage com o espaço – no corpo do roteiro.