Decolonialidade: uma Análise da Formação Continuada de Docentes da Rede Estadual de Ensino no Município de Foz do Iguaçu/PR
Resumen
A pesquisa traz novas questões sobre a prática pedagógica e busca compreendê-las sob o enfoque da teoria. Afim de articular novos saberes na construção da docência, dialogando com os envolvidos no processo de formação. Este estudo justifica-se pela necessidade em oferecer um estudo sobre a educação estadual básica no município de Foz do Iguaçu/PR, a partir do tema formação continuada de professores do ensino médio, visando a verificar como são desenvolvidos, em sala ou no espaço escolar, os temas cujas abordagens e planejamento dessas ações são fundamentais para ter uma análise sobre o processo de colonização a partir do preconceito existente no campo escolar, mas que é trazido na formação destes docentes. Com este trabalho, busca-se especificar e abordar o tema da formação continuada, entendida como parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, a fim de possibilitar um novo sentido à prática pedagógica para contextualizar novas circunstâncias e ressignificar a atuação do professor.