Cooperação Internacional no Âmbito da Educação Profissional: O programa de capacitação docente do Centro Paula Souza e do Servicio Nacional de Adiestramiento en Trabajo Industrial
Visualizar/ Abrir
Data
2019-09-04Autor
Farrero, Marta Iglesis
Souza, Camila Maria Bueno
Sanches, Beatriz Galhardo Oliva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo refere-se à análise crítica de um dos programas resultantes da parceria entre duas instituições dedicadas à promoção da educação profissional e tecnológica (EPT): o Centro Paula Souza (CPS), autarquia do governo do estado de São Paulo, Brasil e o Servicio Nacional de Adiestramiento en Trabajo Industrial (SENATI), com sede em Lima, no Peru. O acordo entre as instituições congêneres data de 2011 e viabiliza a troca de conhecimentos técnicos e científicos por meio da participação dos alunos do SENATI nas Feiras Tecnológicas do CPS e na capacitação dos instrutores da instituição peruana, ministrada por docentes brasileiros. O trabalho a ser apresentado é um estudo de caso referente a esta última prática, no que tange a análise da cooperação sul-sul entre duas instituições dedicadas à EPT à luz do conceito de cooperação horizontal1 e pretende refletir os desafios e as oportunidades encontrados no âmbito da interação cultural e linguística.