Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de Programação Logo
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Data
2019Autor
Francelino, Isabella Grinberg
Gimenez Ledesma, Jorge Javier
Ando Junior, Oswaldo Hideo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A robótica pedagógica tem se manifestado como uma ferramenta eficiente na melhoria
do ensino e em cativar o interesse dos alunos em disciplinas escolares nas quais os
mesmos sentem desinteresse e/ou dificuldades no conteúdo apresentado. Despertar
nas crianças o interesse por matemática, programação e áreas tecnológicas, antes
que possam desenvolver uma aversão cultural a estas áreas, assim como servir de
base motivacional para que cada vez mais alunos possam participar de atividades
relacionadas à área da robótica e tecnologias são objetivos principais que
fundamentam a escolha de crianças das primeiras séries do ensino fundamental nesta
iniciativa do ensino de robótica pedagógica em escolas públicas. A presente ação
busca facilitar e incentivar o aprendizado de matemática através de um curso básico
de programação e robótica, estruturado em etapas de estudo e de realização de ações
pedagógicas (interligadas aos conteúdos escolares) direcionados às crianças
selecionadas, assim como permitir e viabilizar o desenvolvimento do conhecimento do
ensino, a utilização da robótica pedagógica e a integração entre universidade e
comunidade externa. O projeto tem por objetivo capacitar alunos do ensino
fundamental que desejam participar de projetos que necessitem um conhecimento
mais elaborado futuramente. A ação, que está no segundo ano de execução, consiste
em um curso básico de programação em robótica voltado aos alunos do terceiro ano
do ensino fundamental utilizando a linguagem LOGO e o software gratuito
SuperLogo ® . O projeto é composto basicamente por três tipos de atividades: (i)
capacitação de pessoas, (ii) desenvolvimento de materiais de apoio e (iii) avaliação
dos resultados