Cinema de Montação: Estética Camp e Artifício nos figurinos de “Batguano” (Tavinho Teixeira, 2014), “Doce Amianto” (Guto Parente, Uirá dos Reis, 2013) e “A Seita” (André Antônio, 2015)
Resumo
Este trabalho visa analisar a direção de arte, especificamente, o figurino dos filmes “Batguano” (Tavinho Teixeira, 2014), “Doce Amianto” (Guto Parente, Uirá dos Reis, 2013) e “A Seita” (André Antônio, 2015) investigando o uso da estética camp e do artifício na construção de discursos fílmicos que, ao mesmo tempo que expressam as sensibilidades de grupos LGBTTIs, também subvertem a hierarquia que coloca a direção de arte a serviço de narrativas transparentes. Retomamos também uma breve trajetória da atuação da direção de arte, partindo desde a inserção “contrabandeada” de elementos estéticos considerados desviantes em filmes heteronormativos do cinema clássico, até a chegada da pós-modernidade e de uma estética assumidamente camp em produções contemporâneas brasileiras.