Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis
Visualizar/ Abrir
Data
2018-01-15Autor
Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo realiza reflexões a partir de resultados de pesquisa quantitativa e um
desdobramento qualitativo, através de uma possibilidade de estratégia didática. Discute-se a
partir de alguns dados levantados no ano de 2015 no Instituto Federal do Paraná (Campus
Curitiba), questões teóricas do projeto “Indígenas, quilombolas e Napalm”, tais como: o
conceito trauma (RÜSEN, 2009), a relação entre a cultura histórica e as consciências
históricas dos discentes e a importância dessa relação para a didática da história, além de
algumas estratégias didáticas pensadas no âmbito do paradigma narrativo da práxis histórica.
O ponto de partida se relaciona a um dos resultados da pesquisa “Jovens diante da História”
(2010) e a adaptação de uma questão da pesquisa de cunho quantitativo, em um roteiro de
entrevista qualitativa que os discentes realizaram com familiares na faixa etária dos cinquenta
anos. Os encaminhamentos didáticos do trabalho com terceiros anos de cursos técnicos
integrados ao ensino médio e os resultados percebidos nas narrativas produzidas pelos
discentes indicam a potencialidade da didática da história na perspectiva da práxis, assim
como permitem algumas reflexões teóricas sobre possibilidades didáticas para enfrentamentos
de histórias traumáticas ou controversas