Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
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Data
2018-01-15Autor
Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
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No Brasil, o campo da educação histórica, inicialmente foi influenciado pelas discussões
portuguesas, que por sua vez foram influenciadas pela Inglaterra. No Brasil e na Europa além
da utilização do conceito consciência histórica, comum em diversos países, discussões a
respeito da progressão, avanço, mudança do pensamento histórico, ou do desenvolvimento de
Competências têm se tornado presentes e gerado debates. Com o objetivo de compreender
esses conceitos e a historicidade dessas concepções, o presente artigo propõe um inventário
(GRAMSCI, 1984) adentrando os campos da teoria e filosofia da história. As fontes
analisadas nesse propósito foram os textos publicados em português pelo professor Peter Lee
(Universidade de Londres) entre 2012 e 2015. O inventário permitiu perceber discussões
relacionadas às possibilidades formativas da História, sobretudo pelo aspecto entendido como
transformador dos conhecimentos históricos (LEE, 2015), além de uma recorrência de
aproximações entre tradições distintas no âmbito da Filosofia da História, e principalmente
um retorno a definições de níveis de progressão do pensamento histórico percebidos nas
expressões de alunos a respeito da natureza da História. A discussão a partir dos textos da
History Education pode auxiliar a compreensão sobre os conceitos de competências,
progressão, e ainda a compreensão sobre aproximações entre História e Psicologia no que diz
respeito aos conceitos substantivos e de segunda ordem, aos professores (as) – pesquisadores
(as) que busquem referências no campo da educação histórica no âmbito ibero americano