Minicurso: proposta de avaliação postural de atletas uma perspectiva para as áreas da saúde
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Date
2017Author
Storch, Jalusa Andréia
Nakayama, Gustavo Kiyosen
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O exercício traz inúmeros benefícios ao organismo, sendo alguns deles
o aumento de força muscular, alívio do estresse, melhora dos sistemas cardíaco e
respiratório, perca/manutenção de peso, prevenção de doenças, maior participação
social, melhor qualidade de vida. No entanto, em excesso ou sem cuidados durante
a execução, o esporte pode produzir o efeito contrário do esperado, resultando em
diversos tipos de lesões. As lesões musculares mais comuns - representando cerca
de 10% a 55% de todas as lesões esportivas - são principalmente contusões,
estiramentos e lacerações.Todo exercício físico acarreta em sobrecarga ao aparelho
locomotor, seja ela em um local específico ou mais abrangente. Com isso, o estudo
biomecânico deste sistema é de grande auxílio dos fisioterapeutas, pois nos permite
reconhecer os mecanismos da lesão e, quando a sobrecarga progride mais em
relação à recuperação fisiológica, acaba se tornando uma patologia,
majoritariamente passível de intervenção fisioterapêutica. Objetivo: O presente
trabalho tem como objetivo proporcionar à sociedade acadêmica o conhecimento
sobre avaliação postural, oferecendo ao indivíduo a capacidade de identificar
alterações posturais e biomecânicas, assim como, conhecimento sobre as principais
lesões que afetam a população e atletas em geral. Materiais e métodos: Para
realização do minicurso foi aplicado a descrição e exemplificação de uma
anamnese, com uma ficha de avaliação postural para com os participantes da
palestra, promovendo um melhor conhecimento da área. Conclusão: Para que haja
um bom desenvolvimento dos atletas é necessário desde o princípio a performance
em analisarmos o indivíduo como um todo, começando com anamnese, avaliação
postural, a análise da biomecânica com suas aplicabilidades através disso
desempenha-se o condicionamento dos atletas em conjunto com a prevenção do
mesmo. Desta forma pressupunha que ao se ofertar essas informações se obtenha
uma nova forma de conhecimento