Sementes na formação profissional em saúde: narrativas de um florescimento regional dos cursos de graduação em saúde coletiva.
Abstract
Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa, que analisa a visão dos discentes e docentes coordenadores de cursos degraduação em Saúde Coletiva de três instituições de ensino superior do Sul do Brasil referente ao processo formativo do bacharel em Saúde Coletiva. Tais cursos estão situados nas cidades de Foz do Iguaçu- Paraná, Matinhos- Paraná e Porto Alegre- Rio Grande do Sul, sendo eles ofertados na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, espectivamente. Tal proposta tem por base uma visão advinda da pesquisa qualitativa em educação, a partir dos projetos pedagógicos de curso e das falas dos discentes e coordenadores. Delas, duas grandes categorias emergiram, sendo a primeira sobre a emergência destas graduações e as habilidades e atitudes dos Sanitaristas graduados. A segunda trata sobre o currículo e as práticas interdisciplinares desta formação. As questões centrais da pesquisa são projetadas pela recente antecipação deste campo de conhecimento para o nível de graduação, trazendo um novo profissional para a saúde pública latino-americana e para o Sistema Único de Saúde (SUS) com características e habilidades que em teoria convergem com o movimento da Reforma Sanitária (RS) dos países da América Latina. As primeiras ofertas de vagas destes cursos foram disponibilizadas à apenas seis anos atrás nas universidades públicas do Brasil. A coleta de informações ocorreu através da técnica de entrevista semi-estruturada com posterior análise de conteúdo, acompanhada de levantamento literário-científico em bases de dados. Tal pesquisa permitiu o aprofundamento no processo formativo dos bacharéis em saúde coletiva e a identificação de perspectivas e problemas no âmbito da formação em saúde coletiva na graduação. This study aims to carry out a descriptive exploratory research with qualitative
approach, on the views of teachers coordinator and students of graduations in
collective health of three institutions of higher education in the South of Brazil for the
training process in collective health in undergraduate studies. Such courses are
located in the cities of Foz do Iguaçú-Paraná, Matinhos-Paraná and Porto Alegre-Rio
Grande do Sul, and offered in the integration of the University Federal of Latin
America, University of Paraná-coastal of the Sector Federal and the Federal
University of Rio Grande do Sul, respectively. This proposal is based on a vision of
qualitative research in education, it mainly addresses the graduates' understanding
and description of the profile of the health inspector. The central themes of research
are designed by the recent expectation of this field of knowledge at the
undergraduate level by offering a new professional a unified health system the
characteristics and skills that, in theory, converge with the countries of Latin
America's (RS) health reform movement. It was considered that the first vague offers
of this career were available for only six years in public universities in Brazil.
Information collected is produced through the technique of semi-structured interview
with subsequent analysis of content, accompanied by scientific literary survey
databases.