Trilha sensitiva do bioma Mata Atlântica como estratégia de educação ambiental e o despertar para a conservação.
Resumo
Considerando a atual necessidade de praticas pedagógicas diferenciadas para serem aplicadas no ensino, que despertam o interesse e curiosidade dos estudantes e que contribuam para sua formação, o presente trabalho teve por objetivo a aplicação de uma trilha sensitiva como ferramenta de ensino para educação ambiental, utilizando desse tema transversal para sensibilizar os estudantes sobre sua percepção sobre o meio em que vivem e mostrar a importância da conservação do Bioma Mata Atlântica, alem de reforçar seus conhecimentos sobre o mesmo. A trilha sensitiva do Bioma Mata Atlântica foi aplicada em estudantes da rede publica que estavam cursando o 2º e o 3º ano do ensino médio. Através de uma entrevista semiestruturada pré e pós a trilha, foi possível fazer analise da mesma como uma ferramenta de ensino e de sensibilização. Por se tratar de uma atividade diferenciada a trilha sensitiva se mostrou efetiva e contribuiu para a percepção dos estudantes sobre o Bioma, alem do mais a trilha como sendo uma ação parte de um processo continuo de educação ambiental mostra-se relevante para os envolvidos. Teniendo en cuenta la necesidad actual de las prácticas pedagógicas diferenciadas que
deben aplicarse en la enseñanza, que despierta el interés y la curiosidad de los
estudiantes y contribuir a su formación, este estudio tuvo como objetivo aplicar un
sendero sensorial como herramienta de enseñanza para la educación ambiental, el uso
de este tema transversal para crear conciencia entre los estudiantes sobre su percepción
del entorno en que viven y muestran la importancia de la conservación del bioma
Bosque Atlántico, además de mejorar su conocimiento de la misma. Pista sensorial del
bioma Bosque Atlántico se aplicó a estudiantes de la red pública que asistían a la
segunda y la tercera año de la escuela secundaria. A través de una entrevista semi-
estructurada antes y después de la pista, que era posible analizar la misma como
herramienta y la conciencia de enseñanza. Debido a que es una actividad diferente del
sendero sensorial fue eficaz y ha contribuido a la percepción del Bioma de los
estudiantes, además de la más la pista como parte de acción de un proceso continuo de
educación ambiental muestra se pertinente a los involucrados.