“O salto quântico dos vagalumes”: os quadrinhos como ferramenta didática nas aulas de química
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Kundlatsch, Aline
Ribas, Haroldo Luis
Lopes, Angeline
Silva, Camila Silveira da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho analisa os resultados de uma Proposta Didática que aborda o modelo atômico de
Bohr a partir de uma HQ sobre a bioluminescência dos vagalumes. Como os conceitos envolvidos
nesse conteúdo são vistos de forma abstrata pelos alunos, o recurso didático adotado visava minimizar
essa dificuldade e tornar a aula mais atrativa. Após aplicação da Proposta Didática e avaliação dos
resultados pode-se notar um maior aprimoramento do senso crítico e criativo dos estudantes ao
associar o conteúdo desenvolvido em sala de aula anteriomente, com a história presente no quadrinho.
O interesse e envolvimento dos alunos na aula foram perceptíveis, podendo assim, considerar as
Histórias em Quadrinhos como um recurso didático de grande potencial para o Ensino de Química