Práticas de inovação agroecológicas: Análise da agricultura familiar no Oeste do Paraná/Brasil
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência das práticas de inovação no desenvolvimento da agricultura familiar (A.F.) em famílias rurais da região oeste do Paraná, considerando as transformações de uma agricultura convencional para uma agricultura ecológica (agroecológica). Para isto, foi adaptado e complementado um questionário que contém 40 práticas de gestão em inovação resumidas em Tidd et al. (2013). As práticas de gestão foram divididas a priori em 5 variáveis: estratégia, processos, organização, relacionamento e aprendizagem. A partir disso verificamos a influência que a inovação traz para questões cientificas, tecnológicas, econômica, ambiental, cultural e social, trazendo benefícios tanto para os produtores quanto para a comunidade em geral. Conseguimos concluir com essa pesquisa que os produtores da região Oeste do Paraná, estão cientes que é necessário inovar para estar no mercado, porém é preciso um investimento maior na inovação, tanto em produtos quanto em processos que possam potencializar os negócios dos produtores. This research aims to analyze the influence of innovation practices in the development
of family agriculture (A.F.) in rural families in the western region of Paraná, considering
the transformations of a conventional agriculture to an ecological (agroecological)
agriculture. To this end, a questionnaire containing 40 management practices in
innovation will be adapted and complemented, summarized in Tidd et al. (2013). The
management practices are divided a priori into 5 variables: strategy, processes,
organization, relationship and learning. From this we can verify the influence that
innovation brings to scientific, technological, economic, environmental, cultural and
social issues, bringing benefits both to producers and to the community in general. We
can conclude from this research that producers in the Western region of Paraná are
aware that it is necessary to innovate to be in the market, but a greater investment in
innovation is required, both in products and in processes that can boost the producers'
businesses