Esportes olímpicos, paralímpicos e não-olímpicos: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação física
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
França, Rafael Marques
Pelegrini, Thiago
Furihata, Marcia
Lino, Matheus Humberto Almeida
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo referente
ao eixo “O movimento e o esporte”, para alunos de quinto ano de uma escola municipal do município
de Londrina/PR. A classificação utilizada para o ensino do tema da diversidade esportiva presente na
Proposta Pedagógica da Escola, que tem como orientação as Diretrizes Curriculares Municipais
(2011), divide os esportes em olímpicos, paralímpicos e não-olimpicos. Ao tematizar este conteúdo, os
alunos puderam compreender a diversidade esportiva presente em nossa sociedade/cultura, o direito de
todos ao acesso e a prática esportiva, independentemente de sua condição, a aventura e a radicalidade
dos esportes não-olímpicos, por meio de problematizações conceituais e vivências corporais das
manifestações esportivas paralímpicas e não-olímpicas